15 março 2010

consumo infantil


esta semana começou com vários temas na pauta infantil que se interligam de uma maneira ou outra e merecem um momentinho de atenção.

a anvisa abrandou as regras da propaganda de alimentos para crianças - lê-se salgadinhos, chocolates, biscoitos, refrigerantes - e os horários de veiculação não serão mais restringidos, mas haverá mais normas para alertas das qualidade nutricional destes alimentos.

já o outro tema que vem me perseguindo é sobre o novo filme de tim burton, alice no país das maravilhas, sim, eu amo a alice, e amo o tim burton, estou super curiosa para ver a fusão surreal que estes dois juntos devem criar. mas essa onda de explorar o consumo até a última gota antes mesmo de o filme ser lançado, ahh, dá um tempo, né? já deu pra enjoar antes mesmo de ver.

por último, o fashion weekend kids. estava vendo alguns desfiles e confesso que em alguns momentos perdi a esperança... meninas de 11 se vestindo (e se comportando) como mulheres de 30 anos. owwwwwwwww. (sem falar nas mães se vestindo como se tivessem 15...) olha, o ó. mas fiquei feliz quando li a entrevista do ronaldo fraga, defendendo alguns valores de que criança tem que se vestir de criança, que as roupas tem que ser confortáveis, sustentáveis o quanto possivel e que valorizem a cultura brasileira, estimulem a auto-estima... pincei uma frase maravilhosa, que resume bem os 3 assuntos comentados:

"Lembre que tudo o que você leva a criança a consumir não é só consumo, é educação: onde você leva a criança para comer, se divertir e o que você compra para ela vestir. É um ser que está em formação."

3 comentários:

Fernanda disse...

Fabi, vc eh minha idola! Eu nao poderia ter escrito melhor! Bjos, Fe

Aracelly Cantuário disse...

concordo demais com você,as pessoas perderam os valores familiares as meninas participam de concursos de beleza sendo obrigadas a serem sensuais e na maioria das vezes vc olha nas mães e entende que elas querem que as filhas sejam tudo que elas não foram ou não são!outro dia li sobre uma mãe que teve que vender a casa para pagar os mimos da filha de 9 anos,que desde de pequena participava de concursos de beleza e na reportagem as pessoas a chamavam a menina de pequeno monstro então eu pensei a culpa é da mãe que deixou que a filha ficasse assim,não da garota filhos são responsabilidade dos pais!Criança tem que ser criança em todos os sentidos.

fabi malavazi disse...

oi aracelly, super concordo. esses concursos de beleza infantil são de arrepiar!